Mural "Herança Cultural Portuense"

A cidade do Porto é reconhecida pela sua rica herança cultural e vibrante cena literária. Esta herança espelha-se também na silhueta da cidade, moldada por arquitetos contemporâneos proeminentes em harmonia com o traço da cidade e ambiente natural.
O Porto é berço também de uma rica produção cinematográfica, em que a região norte assume destaque principal. Estes murais refletem isso mesmo. O Porto dos escritores, dos arquitetos e do cinema.

Arte mural + Realidade Aumentada: Filipe Goulão / Vélo Studio
Direção Criativa: Joel Rosa / Little Red Rooster Studios (ig: @little.red.rooster.studios) Fotografia: Pedro Machado (ig: @pedromachado.photographer)

Porto dos Escritores
No “Porto dos Escritores” estão visíveis Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade e Carlos Tê. Referências nacionais ligadas ao Porto por nascimento ou por empatia. De cada um dos escritores solta-se, graficamente, uma referência de cada um: Sophia com o seu Cavaleiro, Eugénio ligado à natureza/misticismo e Carlos em conjunto com Rui Veloso que tão bem musicaram o Porto.
Porto dos Arquitetos
No mural “Porto dos Arquitetos”, podemos ver Souto Moura, Siza Vieira e Rem Koolhaas. Arquitectos que projetaram o nome da cidade realizando edifícios icónicos também eles representados no mural. Podemos observar a figura do Monsieur Hulot em “Playtime” (1967) - filme que retrata a arquitetura moderna.
Porto do Cinema
Mural do “Porto do Cinema”, mostra Manuel de Oliveira e várias facetas: observando, dirigindo, realizando… olha para aquela que foi uma das suas musas do mundo do cinema: Leonor Silveira em Vale Abraão. Os pássaros representados estão ligados programa visual desse mesmo filme.

You may also like

Back to Top